Orlando Calheiros

72 Voos
Orlando Calheiros

Orlando Calheiros

Espelho

@AnarcoFino

Awó ogbe ofun, Doutor em Antropologia Social (UFRJ), escritor, produtor audiovisual e colunista no @theinterceptbr

Se esta é sua conta, você pode reivindicar este perfil.

Rio de Janeirowww.youtube.com/@ocalheirosIngressou em março de 2026
O motivo é simples: Neymar aposta na "pressão popular" e não no futebol para ir para a copa. Evitando jogos de alto nível que deixariam evidente o abismo que o separa dos verdadeiros selecionáveis.
O petróleo se estabiliza acima dos 100 dólares em meio à Guerra no Irã. O impacto é direto: pressiona a inflação no mundo inteiro. Agora, imagine o Brasil sem a Petrobras, como Bolsonaro e companhia queriam, e ainda querem.
Impacto orçamento baixíssimo, beira o ridículo. Pune mulheres e crianças de presos que tinha vínculo com o mercado formal de trabalho, ou seja, contribuíam para previdência. Zero efeito na expansão nacional das facções. Vai virar zero votos pra eleição. Baita medida essa.
Há mais de uma década eu falo - e apanho por isso - sobre a ossificação do PT, sobre como muito dos nossos problemas estruturais tem relação direta com a não renovação dos seus quadros. Sobre como isso tem relação direta com o controle de dinheiro e poder dentro da estrutura.
Coloquei uma placa de “Senhores Pixadores” na minha loja, mas diferente e mais interessante. Acordei com celular vibrando da câmera de segurança e tá lá a galera pintando, sentimento igual daquele bagulho de beija flor bebendo água hahahahaha
Você vê os pronunciamentos oficiais de integrantes do governo Trump - e do próprio - a respeito da guerra no Irã e tem a certeza de que o país virou um remake barato de Tropas Estrelares!
Esse é o clima dos “influenciadores” caminhoneiros. Muitos moram nos EUA. Lá se fazem de bobos com os motivos da alta do diesel. No Brasil culpam o governo. Silenciam sobre o ataque dos EUA ao Irã. Vira-latas de merda.
Comunicação institucional do governo MAIS UMA VEZ comendo poeira com relação a alta dos combustíveis. Enquanto a direita mobiliza a população contra o governo, a comunicação perde a oportunidade de jogar a conta no colo dos governadores.
"Andrea Marins, 61 anos, tinha acabado de sair da casa dos pais e, pouco depois, foi baleada eqto estava dentro do Corolla (...) PMs abordam o veículo da médica e chegam a bater com fuzil na porta da motorista. Ao abrirem a porta, os agentes encontraram Andrea já sem vida"
Nunca vou esquecer o dia em que durante um culto o pastor da igreja que eu frequentava quando adolescente exigiu que 10 pessoas doassem mil reais cada pra ele. O culto não acabou enquanto 10 pessoas não “ofertaram”. Ele coagiu a igreja inteira com um discurso maluco e ganhou 10k.
A ginecologista e cirurgiã-geral Andréa Marins morreu baleada dentro do próprio carro durante uma abordagem policial na Rua Palatinado, em Cascadura, neste domingo (15). Ela havia acabado de visitar os pais quando policiais militares confundiram seu carro durante uma perseguição.
A comunicação do governo não tem uma estratégia de presença (inclusive nos territórios), não tem monitoramento ativo, não tem integração com o próprio governo... etc. Mas errado é a gente que está apontando isso tem anos.
Importante a gente falar de quem paga a conta. Jorge Gerdau, fundador da maior siderúrgica do Brasil é sócio da Brasil Paralelo. Um dos homens mais ricos do Brasil coloca dinheiro em uma produtora que está sendo acusada de usar um laudo falso para atacar a maria da penha.
Documentário do BRASIL PARALELO. Usado como catalisador de uma narrativa contra uma das leis em defesa da mulher. Mesma gentalha que, ao sofrer as consequências dos atos, sai gritando OHHHH ESSA DITADURA TÁ DEMAIS CADÊ MINHA LIBERDADE DE EXPRESSÃO
A produtora Brasil Paralelo S/A usou laudo adulterado no "documentário" que inocenta o marido que deixou Maria da Penha paraplégica. MP do Ceará denunciou Marco Heredia Viveiros (marido), o produtor, o editor/narrador e um influencer pelo vídeo que propaga uma mentira horrorosa.
TODOS os indícios levam a ligações da extrema direita ao crime organizado, os escândalos do INSS, do Master e da Operação Carbono Oculto levam as facções ligadas a direita, mesmo assim nas redes são associadas à esquerda, é uma alucinação repetida até virar versão oficial.
A discussão do momento na bolha evangélica é se mulheres devem ter direto ao voto ou não, baseada na ideia de um teólogo americano. A maioria, evidentemente, rechaça a ideia. Mas só de ter gente desavergonhada defendendo uma patifaria dessas mostra que regredimos, sim.
Sobre a palavra “honda/ronda” nos Terreiros: sempre escutei e ainda escuto deboches relativos ao tão referenciado “Ògún de Ronda”. Não é em vão que esse aspecto de Ògún seja presente na Umbanda e em outras tradições de raizes bantu. 👇🏾